segunda-feira, 30 de junho de 2014

Projeto Primeiro Passo - Linha de Ação - Jovem Bolsista

ABERTAS INSCRIÇÕES -  CURSO AUXILIAR ADMINISTRATIVO

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo abre inscrições para o CURSO AUXILIAR ADMINISTRATIVO, na Linha Jovem Bolsista, conforme informações abaixo:
DA INSCRIÇÃO:
DATA: 01 e 02 de julho de 2014.
LOCAL: SETEM
Endereço: Rua Cel. João Licínio, 517 – Bairro Centro/Itambé – Caucaia – CE.
HORÁRIO: DE 8h AS 14h

DOS CRITÉRIOS:
IDADE: 16 A 23 anos
ESCOLARIDADE: Cursando, em escola pública, o 8° e 9º ano do Ensino Fundamental, EJA IV (8º e9º) e Ensino Médio.

DA DOCUMENTAÇÃO:
Identidade (cópia)
CPF (cópia)
Comprovante de endereço (cópia de luz ou água)
Declaração da Escola atualizada (original e cópia)

quinta-feira, 26 de junho de 2014

PRONATEC

Na quinta feira última 29/05, encerrou-se no CRAS DO GRILO mais um curso do PRONATEC executado no 1° Semestre/2014. O Curso de Vendedor foi um sucesso e a aula final contou com a presença do Supervisor de Trabalho, Paulo Dourado, e do Subsecretário de Trabalho (interlocutor do PRONATEC), Alexandre Fonseca, que foram prestigiar em nome da SETEM o encerramento.


PRONATEC

Caucaia esteve presente à reunião realizada dia 25/04/14, promovida pelo MDS - Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com a participação da STDS – Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, as ofertantes SENAI, SENAC, SEST/SENAT e diversos municípios do Estado do Ceará que desenvolvem o PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Trabalho e Emprego. O encontro teve por objetivo planejar a certificação coletiva dos alunos que participaram de cursos do PRONATEC no primeiro semestre de 2014. A idéia é realizar um evento único que contemple todos os municípios que realizam o programa no Ceará.


PROJETO PRIMEIRO PASSO / JOVEM APRENDIZ

Em 2014, Caucaia, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, foi contemplada com 03 turmas do Projeto Primeiro Passo, na modalidade Jovem Aprendiz, beneficiando 75 jovens. O Projeto foi criado pelo Governo do Estado do Ceará, é desenvolvido pela STDS – Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social e executado pelo IEP – Instituto Educação Portal. Seu objetivo é criar oportunidade de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens de 16 a 24 anos, oriundos da escola pública de ensino e que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social.

 Para consolidar a parceria SETEM/STDS, a diretora Célia Coelho  e o técnico Carlos William, estiveram presentes em reunião realizada no dia 25/04/14, na STDS, para dialogar sobre os procedimentos necessários a consecução do Projeto em nosso município. Os jovens serão qualificados em cursos de iniciação profissional, e simultaneamente inseridos em empresas privadas, pelo período de 01 didático e serão remunerados pela empresa. A pré-seleção dos participantes está em processo através da Casa do Trabalhador / SINE Municipalizado a fim de formar as turmas de assistente administrativo e comércio varejista, que estão com início previsto para maio/14. Dessa forma, a SETEM proporciona a inclusão e ampliação do acesso dos jovens ao mercado de trabalho, proporcionando a oportunidade do primeiro emprego, de uma qualificação profissional e da emancipação social e cidadã.